quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Define: saudade

Segundo a Wikipédia:
1. memória ou recordação de pessoas, familiares ou objetos;
2. sentimento experimentado entre duas pessoas que estão distantes, ou que ficam muito tempo sem se ver;
3. lembrança de pessoas ou coisas distantes ou não mais existentes, acompanhada da vontade de tornar a vê-las ou possuí-las.

Segundo um site só de definições:
1. Saudade é quando o momento tenta fugir da lembrança para acontecer de novo e não consegue.

Quem nunca sentiu saudade, seja de um amigo, de uma tia, de um cachorro, de um momento ou simplesmente de um objeto de estimação?
Todo mundo sabe o aperto que dá, a vontade de voltar no tempo e refazer aquele momento ou então que o tempo passe correndo pra o que você espera chegar o mais rápido possível.
O pior é quando se sente saudade de tudo ao mesmo tempo. O que fazer?
É esse dilema que muitas das vezes fazem você passar noites acordadas, tentando resolver aquilo que não tem resolução. Se alguém está longe, o que se pode fazer? Se você perdeu algo de estimação, o que se pode fazer? Se você sente falta dos amigos e da escola na qual vocês conviveram por tanto tempo, e agora acabou, o que se pode fazer?

Nada.

Essa incapacidade, ficar de mãos atadas, sem poder fazer nada é o que angustia.
A espera é o pior castigo que pode ser dado àquele que está com pressa, que está intediado ou que sente falta daquilo que não vai ter mais.
É ruim, muito ruim, sentirmos falta de casa, dos parentes, dos amigos, da escola, do namorado e não ter nada que se possa fazer para que o tempo volte ou passe. Afinal, é a pura verdade de que o tempo cura tudo!


Nesse mesmo site de definições, achei uma outra muito curiosa:
Lembrança é quando, mesmo sem autorização, seu pensamento reapresenta um capítulo.

Mesmo sem autorização? Então é verdade quando dizem que 'não conseguem tirar algo da cabeça'. Muitas pessoas respondem: 'Esquece isso!' ... e dá?

Se der, alguém me conte como se faz!

Até mais, e obrigada pelos peixes.

Um comentário: